Sobral: capital latino-americana do cinema


Começou nesta quarta dia 23, às 9h, no Theatro São João, o “I Nossas Américas – Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e do Caribe”. O evento contou com a presença de cineastas, pesquisadores, críticos e jovens realizadores das três Américas. Dentre as autoridades locais, marcaram presença o Prefeito de Sobral, Veveu Arruda, o Secretário do Desenvolvimento da Cultura deste Município, Campelo Costa, o Secretário Adjunto da Cultura, Raimundo Aragão, dentre outras. Em sua fala, o Prefeito Veveu destacou que um evento deste porte promove o fortalecimento da cultura latino-americana e coloca a cidade em destaque no cenário cinematográfico intercontinental.

A jovem cineasta Bárbara Cariry, produtora do Encontro, afirmou que o objetivo principal do evento é a troca de experiências. "Devido ao perfil da América Latina, há pontos semelhantes, portanto, será possível articular redes solidárias, permitindo a integração cultural".

            Após a abertura foi constituída a primeira mesa de debates, com o tema: “Panorama do Cinema Caribenho e do seu desenvolvimento como uma das manifestações do novo Cinema Latino-Americano”.O turno da tarde foi dedicado à diversas Mesas de Trabalho e Oficina de Roteiro na Escola de Música de Sobral. Na Escola de Cultura, Comunicação, Oİficios e Artes (Ecoa) foi realizado o primeiro encontro da Oficina de Direção de Arte. Às 18h os participantes do encontro puderam prestigiar apresentação de Bois e Reisados, bem como outras manifestações culturais locais, a partir da Praça do Theatro.

           A programação oficial foi encerrada com homenagem à cineasta Helena Ignez e com a exibição do filme “Trabalhar Cansa”, de Juliana Rojas e Marco Dutra, no Theatro São João.

Enquanto isso, na Vila União...

O Centro Social Regina Justa (Cras), localizado no Bairro Vila União, tornou-se, por uma noite, sala de cinema através do CINE SESC. Às 19h30min, no auditório lotado, foi exibido para Assistentes Sociais e platéia da comunidade, majoritariamente composta de crianças e jovens, o filme “Sobral no Plural”, que fez parte da Mostra Paralela “Visualidades”. 

        O filme apresenta a Cidade de Sobral do centro à periferia, com história narrada por moradores. O Bairro Vila União é uma das locações do documentário de média-metragem (51 min), dirigido pelos Professores Nilson Almino e Paulo Passos, que compareceram à exibição, e tiveram a oportunidade de conversar com os espectadores. Após a exibição, o rapper Frank, morador da Vila União, apresentou o vídeo-clipe de sua música, “Mulher Bonita”.

“A importância dessa exibição é impar, primeiro porque coloca a comunidade em sintonia com um trabalho cultural, mas também insere a sociedade em uma realidade viva, composta por atores sociais esquecidos”, declarou o Coordenador do Cras, Paulo Guimarães.


Serviço!
I Nossas Américas – Nossos Cinemas 
(I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e Caribe)
Local: Teatro São João - Sobral (CE)
Período: 23 a 26 de maio
Informações: (85) 3224.6944
Fan Page: http://www.facebook.com/NossasAmericasNossosCinemas
Blog oficial: http://nossasamericasnossoscinemas.blogspot.com.br/
Flickr: www.flickr.com/photos/nuestrasamericasnuestroscines/

Nenhum comentário:

Postar um comentário