As inscrições ocorrem até o dia 21 de novembro de 2014 no Sesc Centro (Em frente a Praça São Francisco)
*INVESTIMENTO 1- Gratuito (para CLIENTE PCG)
(prioritariamente, comerciários e seus dependentes e alunos matriculados ou egressos da rede pública da educação básica, com renda familiar de até três salários mínimos).
DOCUMENTAÇÃO:(Xérox do certificado de conclusão do Ensino Médio ou Histórico Escolar -em Escola Pública/1 foto 3x4/ficha de inscrição PCG preenchida (disponível no Sesc Centro)
*INVESTIMENTO 2:CLIENTE NÃO PCG:
COMERCIÁRIO:R$21,30
CONVENIADO-R$ 26,60
USUÁRIO-R$ 32,00
(CONSULTAR SUA CATEGORIA NO SESC CENTRO)
Confira a Programação Completa:
Dia
28/11
(sexta-feira)
18h - Credenciamento e
entrega de material
21h00 - Entrega de certificados
DIA
29/11 (sábado)
08h - Mini cursos
10h - Intervalo lanche
12h - Intervalo para
almoço
13h - Continuação dos Mini
cursos
15h - Intervalo lanche
17h - Encerramento/Entrega
dos certificados
MINI CURSOS:
1. O PROFESSOR, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A
AVALIAÇÃO: BASES PARA O SUCESSO ESCOLAR.
Como proceder no
processo avaliativo tornando-o um ato democrático, prazeroso, que contemple os
interesses dos alunos em relação aos instrumentos utilizados, respeitando o
ritmo de aprendizagem,dando importância ao momento de diagnóstico, para que
haja o reensino do que foi ensinado e não foi aprendido, de progressão para
aprendizagens posteriores e não de punição, de acerto de contas, de
classificação e de exclusão.PROF.MS FRANCISCO ULISSES PAIXÃO E VASCONCELOS:Mestre em Ciências da Educação pela
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
2. EDUCAÇAO INCLUSIVA – CONSTRUINDO SIGNIFICADOS NOVOS
PARA A DIVERSIDADE.
Professores
têm um papel fundamental na construção de escolas para todos e, para realizarem
sua função social como educadores, devem adquirir habilidades para refletir
sobre as prática de ensino em sala de aula e para trabalhar em colaboração com
seus pares a fim de contribuir na construção de abordagens educacionais
dinâmicas e inclusivas.
GRAÇA MARIA DE MORAIS AGUIAR E SILVA- Pedagoga; Psicopedagoga;
Mestre em Educação com foco em Educação especial e Inclusiva - UECE;Formanda em Psicanálise;Membro titular da ABPp - Nacional Nº 202;Vice presidente da ABPp - CE.
Mestre em Educação com foco em Educação especial e Inclusiva - UECE;Formanda em Psicanálise;Membro titular da ABPp - Nacional Nº 202;Vice presidente da ABPp - CE.
3. MÚSICA E APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA HARMÔNICA NA
SALA DE AULA.
Trabalhar
a música em sala de aula enquanto modalidade textual, objetivando, ainda,
promover momentos de descontração através de vivências com a música e
socialização de sugestões de atividades para se trabalhar a mesma, tendo em
vista sua extrema importância e significância para o desenvolvimento normal e
sadio do educando.
JOSÉ BRASIL DE MATOS FILHO - Regente de Coral/Cantor/ Educador Musical e Gestor
Cultural/ Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará
(UECE)/Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade
Federal de Juiz de Fora (UFJF)/Mestre em Educação Brasileira pelo Programa de
Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará
(UFC)/Professor efetivo da Secretaria da Educação do Ceará/Diretor da Escola de
Música de Sobral onde também exerce a função de regente do coral 'Vozes de
Sobral'.
4. AS LITERATURAS,AS HISTÓRIAS E A EXPLORAÇÃO EM SALA DE
AULA.
O incentivo e promoção de momentos de interação e
debate sobre os mais diversos assuntos, por meio de várias iniciativas em torno
da leitura, o estudo e a busca por respostas em diferentes meios de informações
acessíveis a partir da intervenção pedagógica da escola .
JOÃO
PAULO RODRIGUES -Bacharelado em Teologia;Especializado em
Psicopedagogia;Professor Agente de Leitura;Coordenador do Projeto 'Jornada
Ampliada', na Escola Antônio Mendes Carneiro;Facilitador do Eixo de Contação de
Histórias da Escola de Formação Permanente do Magistério- ESFAPEM (Sobral –
CE).
5. EDUCAÇÃO AMBIENTAL:CONSELHOS E PRÁTICAS PARA O
TRABALHO EM SALA DE AULA.
A
educação ambiental vem assumindo sua parte no enfrentamento da crise que se
instalou no Planeta,radicalizando seu compromisso com mudanças de valores,
comportamentos, sentimentos e atitudes,proporcionando uma educação que se
propõe a fomentar processos continuados que possibilitem o respeito à
diversidade biológica, cultural, étnica, estabelecendo relações de seres
humanos entre si e destes com o meio ambiente.
TIAGO SILVA –
Formação em Permacultura/Educador Ambiental/ Assessoria aos povos (índios)
Tremembé e Sesc em projetos de cunho Socioambiental/Colaborador do Projeto de
Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas PGATI/PNUD/MMA
6. O JOGO E A SALA DE
AULA:DESAFIOS E DESCOBERTAS.
Apresentar as questões atuais que
envolvem a criança e o brinquedo e possibilitar que os adultos envolvidos com a
educação reflitam e desenvolvam ações, tendo como base a importância e a
necessidade do ato de brincar.
FRANCISCO ROBÉRIO
LINHARES RODRIGUES -Graduado em
Pedagogia,Teologia e Ciências da Matemática/Especialista em Educação em Saúde
Pública,Ciências da Educação,Psicopedagogia Institucional e Clínica/Mestrando
em Ciências da Educação.
7.TRABALHANDO
COMPETÊNCIAS, CRIANDO HABILIDADES. Possibilitar
descobertas referentes a aptidões dos educandos, possibilitando que os mesmos
encontrem em si competências e habilidades que favoreçam em seu crescimento nos
âmbitos social,cultural,intelectual.
LÍDIA AZEVEDO DE MENEZES-Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Faculdade de
Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), linha de Avaliação
Educacional, eixos Avaliação do Ensino-Aprendizagem e Avaliação Curricular.
Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do
Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará. Desenvolveu atividades profissionais como
Professora na Educação Básica, Coordenação Pedagógica, Gerente do Ensino
Fundamental, Assistente do Atendimento Educacional Especializado (AEE),
Coordenadora do Projeto EU SOU CIDADÃO - Amigos da Leitura, da Secretaria de
Educação da Prefeitura Municipal de Sobral, Ceará. Atuou na área de
Planejamento e Avaliação, na Pró Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD/
UVA), Professora Colaboradora na Licenciatura, bem como Coordenadora,
Professora e Orientadora nos Cursos de Especialização da Educação Continuada na
referida instituição. Publicou em 2011, o livro Avaliação Curricular e
Identidade Docente pela Editora Caminhar. Tem experiência na área de Educação,
com ênfase em Psicopedagogia, Gestão Escolar, Avaliação Educacional, Avaliação
Curricular, Currículo e Formação de Professores. Em 2013, foi Formadora pela
Universidade Federal do Ceará (UFC), do Pacto Nacional pela Alfabetização na
Idade Certa (PNAIC). Atualmente é Consultora Educacional.
8. ESPAÇOS
AMBIENTADOS:AMPLIANDO APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS.
Apresentar
e orientar educadores para a implantação dessa nova proposta da educação, que
utiliza os espaços ambientados na escola como forma de conquistar a atenção do
público infantil para promoção da melhoria no ensino/aprendizagem a partir de
uma maneira convidativa que leva a criança a brincar e aprender de uma forma
instigante e desafiadora.
FRANCIRENE ROQUE PONTE -Graduada em Pedagogia
pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA/Pós graduada em Gestão
Escolar pelas Faculdades INTA/Supervisora Pedagógica da Educação Infantil da
Educar Sesc Sobral-CE
9. PEDAGOGIA DE
PROJETOS PARA UMA APRENDIZAGEM EFETIVA
Organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas
previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores
considerando os projetos como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de
trabalho destinada a dar vida ao conteúdo, tornando a escola mais
atraente,dando-lhe um efetivo significado que
acabe com o monopólio do professor tradicional que decide e define
sozinho o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os
alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.JOSÉ
JOCÉLIO RICARDO- Graduado em
Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA/Pós graduado em Gestão
e Docência da Educação Superior pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-
UVA/Professor Formador da Escola de Formação Permanente do Magistério- ESFAPEM
10. PSICOMOTRICIDADE:CONSTRUINDO O MOVIMENTO NA
ESCOLA.
Discutir
a importância do movimento espontâneo e simbólico para a educação e a preservação
do desenvolvimento infantil,explicitar sobre a importância das relações
corporais na educação psicomotora,
discutir a importância do afeto e do prazer no desenvolvimento infantil,
explicitar sobre como a observação psicomotora facilita e promove uma comunicação afetiva.
discutir a importância do afeto e do prazer no desenvolvimento infantil,
explicitar sobre como a observação psicomotora facilita e promove uma comunicação afetiva.
FRUTUOSO
HÉLDER GABAGLIA RODRIGUES- Mestrando em Ciências da Educação/Pós graduado em
Treinamento Desportivo/Graduado em Educação física pela Universidade estadual
Vale do Acaraú- UVA/Professor universitário nos Institutos IVA,IESC,UNIBAM/Professor
Educação Física na Escola Educar Sesc-Sobral(Ed.Infantil e Ensino Fundamental)
CERTIFICAÇÃO:
*2
HORAS DA PALESTRA
*08
HORAS DO MINICURSO
(SERÃO
2 CERTIFICAÇÕES)
Nenhum comentário:
Postar um comentário