Programe-se | Sesc realiza o IX Seminário de Educação em Sobral

As inscrições ocorrem até o dia 21 de novembro de 2014 no Sesc Centro (Em frente a Praça São Francisco)     

*INVESTIMENTO 1- Gratuito (para CLIENTE PCG)
(prioritariamente, comerciários e seus dependentes e alunos matriculados ou egressos da rede pública da educação básica, com renda familiar de até três salários mínimos).
DOCUMENTAÇÃO:(Xérox do certificado de conclusão do Ensino Médio ou Histórico Escolar -em Escola Pública/1 foto 3x4/ficha de inscrição PCG preenchida (disponível no Sesc Centro)

*INVESTIMENTO 2:CLIENTE NÃO PCG:
COMERCIÁRIO:R$21,30
CONVENIADO-R$ 26,60
USUÁRIO-R$ 32,00
(CONSULTAR SUA CATEGORIA NO SESC CENTRO)

Confira a Programação Completa:

Dia 28/11 (sexta-feira)

18h - Credenciamento e entrega de material
19h - Abertura oficial do Seminário de Educação
19h30min.- Palestra de Abertura: "O desafio de promover a aprendizagem significativa em sala de aula".-Prof.Dr. Júlio César Furtado dos Santos-RJ
21h00 - Entrega de certificados

DIA 29/11 (sábado)

08h - Mini cursos
10h - Intervalo lanche
12h - Intervalo para almoço
13h - Continuação dos Mini cursos
15h - Intervalo lanche
17h - Encerramento/Entrega dos certificados

MINI CURSOS:

1. O PROFESSOR, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A AVALIAÇÃO: BASES PARA O SUCESSO ESCOLAR.
Como proceder no processo avaliativo tornando-o um ato democrático, prazeroso, que contemple os interesses dos alunos em relação aos instrumentos utilizados, respeitando o ritmo de aprendizagem,dando importância ao momento de diagnóstico, para que haja o reensino do que foi ensinado e não foi aprendido, de progressão para aprendizagens posteriores e não de punição, de acerto de contas, de classificação e de exclusão.PROF.MS FRANCISCO ULISSES PAIXÃO E VASCONCELOS:Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

2. EDUCAÇAO INCLUSIVA – CONSTRUINDO SIGNIFICADOS NOVOS PARA A DIVERSIDADE.
Professores têm um papel fundamental na construção de escolas para todos e, para realizarem sua função social como educadores, devem adquirir habilidades para refletir sobre as prática de ensino em sala de aula e para trabalhar em colaboração com seus pares a fim de contribuir na construção de abordagens educacionais dinâmicas e inclusivas.
GRAÇA MARIA DE MORAIS AGUIAR E SILVA- Pedagoga; Psicopedagoga;
Mestre em Educação com foco em Educação especial e Inclusiva - UECE;Formanda em Psicanálise;Membro titular da ABPp - Nacional Nº 202;Vice presidente da ABPp - CE.

3. MÚSICA E APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA HARMÔNICA NA SALA DE AULA.
Trabalhar a música em sala de aula enquanto modalidade textual, objetivando, ainda, promover momentos de descontração através de vivências com a música e socialização de sugestões de atividades para se trabalhar a mesma, tendo em vista sua extrema importância e significância para o desenvolvimento normal e sadio do educando.
JOSÉ BRASIL DE MATOS FILHO - Regente de Coral/Cantor/ Educador Musical e Gestor Cultural/ Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)/Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/Mestre em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC)/Professor efetivo da Secretaria da Educação do Ceará/Diretor da Escola de Música de Sobral onde também exerce a função de regente do coral 'Vozes de Sobral'.
 4. AS LITERATURAS,AS HISTÓRIAS E A EXPLORAÇÃO EM SALA DE AULA.
O incentivo e promoção de momentos de interação e debate sobre os mais diversos assuntos, por meio de várias iniciativas em torno da leitura, o estudo e a busca por respostas em diferentes meios de informações acessíveis a partir da intervenção pedagógica da escola .
JOÃO PAULO RODRIGUES -Bacharelado em Teologia;Especializado em Psicopedagogia;Professor Agente de Leitura;Coordenador do Projeto 'Jornada Ampliada', na Escola Antônio Mendes Carneiro;Facilitador do Eixo de Contação de Histórias da Escola de Formação Permanente do Magistério- ESFAPEM (Sobral – CE).

5. EDUCAÇÃO AMBIENTAL:CONSELHOS E PRÁTICAS PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA.
A educação ambiental  vem assumindo  sua parte no enfrentamento da crise que se instalou no Planeta,radicalizando seu compromisso com mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes,proporcionando uma educação que se propõe a fomentar processos continuados que possibilitem o respeito à diversidade biológica, cultural, étnica, estabelecendo relações de seres humanos entre si e destes com o meio ambiente.
TIAGO SILVA – Formação em Permacultura/Educador Ambiental/ Assessoria aos povos (índios) Tremembé e Sesc em projetos de cunho Socioambiental/Colaborador do Projeto de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas PGATI/PNUD/MMA

 6. O JOGO E A SALA DE AULA:DESAFIOS E DESCOBERTAS.
Apresentar as questões atuais que envolvem a criança e o brinquedo e possibilitar que os adultos envolvidos com a educação reflitam e desenvolvam ações, tendo como base a importância e a necessidade do ato de brincar.
FRANCISCO ROBÉRIO LINHARES RODRIGUES -Graduado em Pedagogia,Teologia e Ciências da Matemática/Especialista em Educação em Saúde Pública,Ciências da Educação,Psicopedagogia Institucional e Clínica/Mestrando em Ciências da Educação.

7.TRABALHANDO COMPETÊNCIAS, CRIANDO HABILIDADES. Possibilitar descobertas referentes a aptidões dos educandos, possibilitando que os mesmos encontrem em si competências e habilidades que favoreçam em seu crescimento nos âmbitos social,cultural,intelectual.
LÍDIA AZEVEDO DE MENEZES-Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), linha de Avaliação Educacional, eixos Avaliação do Ensino-Aprendizagem e Avaliação Curricular. Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará. Desenvolveu atividades profissionais como Professora na Educação Básica, Coordenação Pedagógica, Gerente do Ensino Fundamental, Assistente do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Coordenadora do Projeto EU SOU CIDADÃO - Amigos da Leitura, da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Sobral, Ceará. Atuou na área de Planejamento e Avaliação, na Pró Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD/ UVA), Professora Colaboradora na Licenciatura, bem como Coordenadora, Professora e Orientadora nos Cursos de Especialização da Educação Continuada na referida instituição. Publicou em 2011, o livro Avaliação Curricular e Identidade Docente pela Editora Caminhar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia, Gestão Escolar, Avaliação Educacional, Avaliação Curricular, Currículo e Formação de Professores. Em 2013, foi Formadora pela Universidade Federal do Ceará (UFC), do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Atualmente é Consultora Educacional.

8. ESPAÇOS AMBIENTADOS:AMPLIANDO APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS.
Apresentar e orientar educadores para a implantação dessa nova proposta da educação, que utiliza os espaços ambientados na escola como forma de conquistar a atenção do público infantil para promoção da melhoria no ensino/aprendizagem a partir de uma maneira convidativa que leva a criança a brincar e aprender de uma forma instigante e desafiadora.
FRANCIRENE ROQUE PONTE -Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA/Pós graduada em Gestão Escolar pelas Faculdades INTA/Supervisora Pedagógica da Educação Infantil da Educar Sesc Sobral-CE


 9. PEDAGOGIA DE PROJETOS PARA UMA APRENDIZAGEM    EFETIVA
Organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores considerando os projetos como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo, tornando a escola mais atraente,dando-lhe um efetivo significado que  acabe com o monopólio do professor tradicional que decide e define sozinho o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.JOSÉ JOCÉLIO RICARDO- Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA/Pós graduado em Gestão e Docência da Educação Superior pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA/Professor Formador da Escola de Formação Permanente do Magistério- ESFAPEM

10. PSICOMOTRICIDADE:CONSTRUINDO O MOVIMENTO NA ESCOLA.
Discutir a importância do movimento espontâneo e simbólico para a educação e a preservação do desenvolvimento infantil,explicitar sobre a importância das relações corporais na educação psicomotora,
discutir a importância do afeto e do prazer no desenvolvimento infantil,
explicitar sobre como a observação psicomotora facilita e promove uma comunicação afetiva.
FRUTUOSO HÉLDER GABAGLIA RODRIGUES- Mestrando em Ciências da Educação/Pós graduado em Treinamento Desportivo/Graduado em Educação física pela Universidade estadual Vale do Acaraú- UVA/Professor universitário nos Institutos IVA,IESC,UNIBAM/Professor Educação Física na Escola Educar Sesc-Sobral(Ed.Infantil e Ensino Fundamental)

CERTIFICAÇÃO:

*2 HORAS DA PALESTRA
*08 HORAS DO MINICURSO

(SERÃO 2 CERTIFICAÇÕES)

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